! Obama apresenta suas prioridades ao Congresso - 24/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/02/2009 - 17h57

Obama apresenta suas prioridades ao Congresso

[selo]
WASHINGTON, EUA, 24 Fev 2009 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta terça-feira as prioridades de seu governo, em um discurso no Congresso americano, que certamente será orientado pela crise econômica.

Obama pronunciará o discurso às 21HOO local (23H00 Brasília), e deve fazer um balanço "honesto" de uma economia americana que atravessa sua pior crise desde os anos 30, mas garantindo aos americanos que "dias melhores virão", revelou seu porta-voz, Robert Gibbs.

Espera-se que este discurso dure, aproximadamente, uma hora e que será a ocasião para Obama enunciar não apenas as diretrizes de sua presidência, mas também para começar a articular sua política.

Após um primeiro mês consagrado a promover um plano e medidas de emergência para combater a crise, e dois dias antes de apresentar seu primeiro orçamento, Obama deverá reafirmar sua intenção de reduzir à metade o déficit até o fim de seu mandato, em 2013.

Também manifestará sua vontade de reformar o sistema de assistência médica e de impostos, tanto para reduzir o déficit como para cumprir com a promessa eleitoral de mudança.

O presidente falará ainda da necessidade de promover as energias renováveis, de combater a mudança climática e de reformar a educação.

As declarações de Obama sobre Irã, Afeganistão, Paquistão e Iraque também são muito esperadas, mas a economia, certamente, será a protagonista do discurso.

Segundo pesquisa realizada pelo jornal The New York Times e pelo canal de televisão CBS, 55% dos americanos dizem ter dificuldade para equilibrar as contas no final do mês e 64% temem que algum membro de sua família perca o emprego durante este ano.

A maioria dos americanos pensa que levará anos para acabar esta crise, mas 68% aprovam as ações de Obama, como a adoção do plano de reativação econômica de 787 bilhões de dólares.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host