! Obama quer novo 'código de conduta' para setor financeiro - 25/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/02/2009 - 21h48

Obama quer novo 'código de conduta' para setor financeiro

[selo]
WASHINGTON, EUA, 25 Fev 2009 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira que sua administração colocará em prática um novo "código de conduta claro" para o setor financeiro, abalado pela grave crise econômica.

"Não podemos mais sustentar mercados no século XXI com regulações do século XX", estimou Obama, depois de uma reunião na Casa Branca com seus princiais conselheiros econômicos e alguns parlamentares.

"Mercados financeiros fortes exigem um código de conduta claro, sem atrapalhar as instituições financeiras, mas protegendo os consumidores e investidores para, no fim das contas, manter estas instituições financeiras fortes", indicou o presidente.

"Não para sufocar", continuou, "mas para fazer avançar a competição e a prosperidade".

O presidente lembrou que a falta de regulação permitiu que Wall Street transformasse hipotecas em instrumentos financeiros intrincados, uma bola de neve que colaborou para a avalanche da crise generalizada.

"Esta crise financeira não era inevitável", afirmou o presidente. "Ela aconteceu quando Wall Street presumiu, erroneamente, que os mercados subiriam sem parar e negociou produtos financeiros complexos sem avaliar totalmente seus riscos".

"Aqui em Washington, nossa regulação adiou mudanças em nossos mercados, e frequentemente os reguladores falham em usar a autoridade que possuem para proteger os consumidores, os mercados e a economia", disse Obama, defendendo uma "supervisão forte e uniforme" do sistema financeiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host