! Índia tenta impedir leilão de óculos que pertenceram a Gandhi - 27/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/02/2009 - 15h26

Índia tenta impedir leilão de óculos que pertenceram a Gandhi

[selo]
Nova Délhi
O governo da Índia entrou em ação para tentar impedir que vários objetos que pertenceram ao líder pacifista Mahatma Gandhi, incluindo seu célebre par de óculos redondos, sejam leiloados no mês que vem em Nova York, informou nesta sexta-feira a agência de notícias Press Trust of India.

"O que pode ser feito está sendo feito para garantir que estes itens não sejam vendidos, estamos conversando com todos os interessados", disse o ministro da Cultura indiano, Ambika Soni, à Press Trust.

  • AFP

    Gandhi em foto de 1931:
    objetos pessoais vão a leilão

Uma fonte do ministério da Cultura explicou que o governo tem conversado com várias pessoas que possuem objetos de Gandhi, pedindo que eles "ofereçam os itens ao governo com base na honra e na consciência", de acordo com a agência de notícias.

Entre os proprietários estão a filhas de uma das sobrinhas de Gandhi, que autorizou um colecionador alemão a fornecer os objetos para o leilão da Antiquorum Auctioneers.

Um comitê especial do governo está estudando a melhor maneira de reaver os objetos, que foram avaliados entre 20.000 e 30.000 dólares.

Segundo a mesma fonte, duas opções estão sendo consideradas: pedir que os itens sejam retirados do leilão e comprados pelo próprio governo, e pedir que americanos-indianos os comprem e doem à Índia, que os colocará em um museu.

O leilão, que além dos óculos inclui também as sandálias, um relógio de bolso e alguns pratos do líder indiano, está marcado para os dias 4 e 5 de março.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host