! Uruguai reforça oferta para exploração e prospecção de hidrocarbonetos - 28/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/02/2009 - 15h47

Uruguai reforça oferta para exploração e prospecção de hidrocarbonetos

[selo]
MONTEVIDÉU, Uruguai, 28 Fev 2009 (AFP) - O governo uruguaio vem intensificando a divulgação no Brasil, na China e na Grã-Bretanha, das condições que oferece para a exploração, prospecção e eventual extração de hidrocarbonetos em suas águas, em sua mais recente tentativa de incentivar o investimento das grandes empresas de petróleo no mundo.

Membros do Poder Executivo e autoridades da companhia estatal de petróleo ANCAP "estarão presentes em diversos encontros internacionais da indústria do petróleo, para apresentar os benefícios do investimento em águas uruguaias", anunciou a presidência da república.

Estas apresentações fazem parte da chamada Rodada Uruguai 2009, que abriu a licitação de 11 blocos de sua plataforma marítima, após um processo iniciado em 2005 mediante estudo sísmico em duas dimensões a cargo da empresa norueguesa-britânica Wavefield, que habilitou a exploração.

Entre outros compromissos no exterior, dia 10 de março, o presidente da ANCAP, Raúl Sendic, acompanhará o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, à reunião com seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para analisarem junto à Petrobras a possibilidade de apresentar ofertas concretas.

No fim do mês, de 24 a 27 de março, será realizada no Rio de Janeiro a Latin Oil Week 2009, com a participação de grandes empresas do ramo da América Latina, dedicadas à exploração de gás e petróleo.

Cumprido o processo de licitação e suas respectivas atribuições, as tarefas de prospecção serão desenvolvidas na bacia de Punta del Este (140 km a leste de Montevidéu), que possui uma área de 11.000 km2, e na de Pelotas, de 15.000 km2, que o Uruguai compartilha com o Brasil.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host