! EUA: inesperada recuperação do créditos ao consumo em janeiro - 06/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/03/2009 - 17h34

EUA: inesperada recuperação do créditos ao consumo em janeiro

[selo]
WASHINGTON, EUA, 6 Mar 2009 (AFP) - O total de créditos ao consumo nos Estados Unidos aumentou inesperadamente em janeiro, subindo 0,8% ao ano em relação a dezembro, depois de três meses em baixa, segundo cifras corrigidas sobre as variações sazonais publicadas nesta sexta-feira pelo Federal Reserve americano.

A alta surpreendeu os analistas, que previam uma nova queda de 5 bilhões de dólares no total de créditos. De acordo com os números do Fed, houve um aumento de 3,8 bilhões de dólares, a 2,56 trilhões de dolares.

Os resultados são uma boa notícia para a economia americana, já que o crédito financia boa parte do consumo no país, tradicional motor do crescimento.

Entretanto, é necessário ter cautela ao analisar este aumento, já que as cifras divulgadas hoje estão sujeitas a revisões posteriores.

Em janeiro, os créditos não renováveis, como os destinados à compra de automóveis e os que não são respaldados por ativos imobiliários, aumentaram 0,6% em ritmo anual, totalizando 1,6 trilhões de dólares.

Os créditos renováveis, principalmente cartões de crédito, aumentaram mais, subindo 1,2%, depois de uma queda de 9,5% em dezembro, totalizando 961,3 bilhões de dólares em janeiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host