! Perspectiva de crescimento está se deteriorando no Brasil, segundo OCDE - 06/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/03/2009 - 20h54

Perspectiva de crescimento está se deteriorando no Brasil, segundo OCDE

[selo]
PARIS, França, 6 Mar 2009 (AFP) - As perspectivas de crescimento seguiram se deteriorando em janeiro de 2009 nas sete grandes economias mundiais e também nos principais países emergentes, como o Brasil, revela nesta sexta-feira um relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o relatório, o índice de desempenho da economia da zona da OCDE caiu 0,9 ponto em janeiro em relação a dezembro, ficando em 92,3 pontos, ou seja, 9,1 pontos a menos do que no mesmo mês do ano passado, o que aponta para uma diminuição das perspectivas de crescimento.

No grupo das grandes economias emergentes, os indicadores da OCDE mostram que a perspectiva de crescimento também está se deteriorando, especialmente no Brasil, que enfrenta, como China, Índia e Rússia, uma "forte desaceleração".

No caso do Brasil, o indicador composto caiu 2,7 pontos em janeiro e ficou inferior em 10,1 pontos em relação ao nível observado em janeiro do ano passado.

O indicador da China caiu 2,1 pontos, situando-se em 14,8 pontos, abaixo do nível observado há um ano, enquanto na Índia, a queda foi de 1 ponto em janeiro, ficando 9,6 pontos sob o nível de janeiro de 2008. Na Rússia, a redução foi de 3,3 pontos, o que colocou o índice 19,4 pontos abaixo do nível registrado há um ano.

O relatório destaca que os indicadores seguem mostrando um "enfraquecimento das perspectivas de crescimento para as sete grandes economias" mundiais, e que há "poucos indícios de uma próxima estabilização".

Para os Estados Unidos, o índice diminuiu 1,4 ponto em janeiro, 10,8 pontos abaixo de seu nível no mesmo mês um ano antes; e na zona euro, ele caiu 0,6 ponto, ficando 8,4 pontos abaixo do índice de janeiro de 2008.

No Japão, o índice caiu 1,5 ponto, ficando 9,6 pontos abaixo do índice do ano anterior.

O indicador de acompanhamento da economia para o Reino Unido caiu 0,3 ponto em janeiro de 2009, 6,7 pontos abaixo de seu nível observado em 2008. No Canadá, ele baixou 1 ponto, em queda de 8,6 pontos. Para a França, o índice diminuiu 0,2 ponto no mês em questão, 5,2 pontos a menos do que em janeiro de 2008.

Na Alemanha, a queda ficou em 1,2 ponto, 12,7 pontos a menos que há um ano; e na Itália, o indicador caiu 0,1 ponto, um recuo de 5,3 pontos em relação a janeiro de 2008.

Os Indicadores Compostos Avançados da OCDE agregam diversos tipos de variáveis relacionadas aos primeiros estágios da produção industrial, à percepção das mudanças na atividade econômica, às expectativas de atividade futura e ao controle e avaliação do impacto das mudanças do marco regulatório.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host