! FMI: crescimento mundial pode ser negativo em 2009 - 10/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/03/2009 - 07h36

FMI: crescimento mundial pode ser negativo em 2009

[selo]
DAR ES SALAAM, Tanzânia, 10 Mar 2009 (AFP) - O crescimento mundial pode ser negativo em 2009 pela primeira vez em décadas, afirmou o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss Kahn, em Dar es Salaam, a capital da Tanzânia.

"O FMI prevê um crescimento mundial abaixo de zero para este ano, o pior resultado em décadas", afirmou Strauss Kahn na abertura de uma conferência sobre o impacto da crise econômica mundial no continente africano.

"A deterioração contínua do contexto financeiro mundial, associado a uma queda da confiança dos lares e dos meios empresariais, sufoca a demanda interna em todo o mundo", completou Strauss Kahn.

A crise ameaça arrastar em breve milhões de africanos à miséria e reavivar conflitos no continente, advertiu Strauss Kahn.

"Nosso encontro acontece em um momento crítico na história da África. A crise financeira mundial, que pode praticamente ser chamada de grande recessão, ofusca esta conferência", disse.

As estimativas são de que o crescimento econômico do continente será de 3% em 2009, longe dos 5,4% registrados em 2008.

Mas o próprio Strauss Kahn afirmou que o dado pode ser otimista, caso a crise piore ainda mais.

Strauss Kahn insistiu na necessidade de uma resposta urgente à África, onde as variações dos resultados econômicos são uma questão de vida ou morte.

"E a ameaça não é apenas econômica: há um risco de que milhões de africanos voltem a afundar na pobreza", advertiu.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host