! Mais fome e conflitos ameaçam a África pela queda, segundo FMI - 10/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/03/2009 - 12h12

Mais fome e conflitos ameaçam a África pela queda, segundo FMI

[selo]
DAR ES SALAAM, Tanzânia, 10 Mar 2009 (AFP) - Milhões de africanos se verão arrastados pela pobreza, a fome e os conflitos devido à crise mundial, alertou nesta terça-feira o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, que pediu a adoção de medidas urgentes.

"Nosso encontro acontece num momento crítico na história da África. A crise financeira mundial, que pode praticamente se classificada de grande recessão, ensombrece esta conferência", afirmou Strauss-Kahn na capital da Tanzânia, em uma reunião para discutir como aliviar o impacto da crise na África.

"Ainda que a crise demore a alcançar as costas da África, todos sabemos que já chegou e que seu impacto será severo", prognosticou Strauss-Kahn, citando a queda dos intercâmbios comerciais, a redução do envio de remessas e a queda dos investimentos estrangeiros e da ajuda internacional.

O FMI indicou que o crescimento econômico do continente deve ser de 3% em 2009, longe dos 5,4% registrados em 2008.

O número um do Fundo insistiu na necessidade de uma resposta urgente para a África, onde as variações dos resultados econômicos são um assunto de vida ou morte.

O anfitrião da conferência, o presidente tanzaniano Jakaya Kikwete, estimou que a crise "cria o maior perigo para o desenvolvimento da África na história recente".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host