! Petróleo cai em NY e Londres, em mercado indeciso antes de reunião da Opep - 13/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

13/03/2009 - 16h59

Petróleo cai em NY e Londres, em mercado indeciso antes de reunião da Opep

[selo]
NOVA YORK, EUA, 13 Mar 2009 (AFP) - Os preços do petróleo encerraram a semana em leve queda em Londres e Nova York - onde, na quinta-feira, subiram mais de 10% -, em um mercado atento com a proximidade da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cujo resultado é impossível prever neste momento.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em abril cedeu 78 centavos em relação ao dia anterior, cotado a 46,25 dólares.

Na Intercontinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento perdeu 16 centavos, negociado a 44,93 dólares no fechamento.

O barril operou em alta durante grande parte da sessão, mas os preços acabaram afetados por realizações de lucros no mercado nova-iorquino, um dia depois de um avanço de 4,70.

A oscilação dos preços refletem as dúvidas do mercado sobre o desenlace da reunião da Opep, que acontece no próximo domingo em Viena.

Os investidores "não sabem o que pensar", explicou Adam Sieminski, do Deutsche Bank. Para o analista, a reunião do cartel deve terminar com a resolução de respeitar melhor as cotas reduzidas estabelecidas em dezembro do ano passado, ou então em um novo corte - o que significaria, em ambos os casos, cerca de 500.000 barris diários a menos.

Em seu relatório mensal, publicado nesta sexta-feira, a Agência Internacional de Energia estimou que as reduções de produção do cartel começam a dar frutos e estimular uma subida dos preços.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host