! EUA: líder democrata no Congresso pede a diretores da AIG que devolvam bônus - 17/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/03/2009 - 14h02

EUA: líder democrata no Congresso pede a diretores da AIG que devolvam bônus

[selo]
WASHINGTON, EUA, 17 Mar 2009 (AFP) - O líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes, Steny Hoyer, pediu nesta terça-feira aos diretores da seguradora AIG que devolvam os bônus controversos que receberam, após o resgate da empresa por fundos públicos.

"A solução mais adequada é que simplesmente devolvam seu dinheiro, se tiverem o mínimo de bom senso. Se tiveram consciência do bem e do mal e de sua posição, eles devem devolver o dinheiro agora", sugeriu.

Paralelamente ao Senado, o influente presidente da comissão bancária Chris Dodd trabalha numa proposta para controlar o pagamento de bônus nas empresas que receberam dinheiro público.

O senador Max Baucus, presidente da comissão das Finanças se pronunciou da mesma forma nesta terça-feira por um mecanismo fiscal voltado para a concessão de prêmios reservados às diretorias da AIG, os mais recentes no valor de 165 milhões de dólares.

"Os americanos estão irritados, estou irritado: 4,5 milhões de americanos perderam seus empregos, e estas pessoas ganham bônus, de milhões de dólares", disse Baucus.

Hoyer se mostrou mais reservado: "A pergunta é: como estes diretores podem receber estes bônus"?

"Eles não têm vergonha? Eles não têm nenhum senso de responsabilidade para com os contribuintes que aceitaram ajudá-los", questionou.

Quarta-feira, o presidente da AIG, Edward Liddy, será ouvido por uma subcomissão da Câmara de Representantes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host