! Fed se reúne em Washington para examinar política monetária - 17/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/03/2009 - 16h12

Fed se reúne em Washington para examinar política monetária

[selo]
WASHINGTON, EUA, 17 Mar 2009 (AFP) - O Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed) iniciou na tarde desta terça-feira em Washington uma reunião de dois dias dedicada a sua política monetária, ao término da qual pode anunciar maiores medidas de apoio aos mercados de capitais.

O Comitê de Política Monetária (FOMC) do Fed se reuniu nesta terça-feira às 14H00 locais (15H00 de Brasília), informou um porta-voz da instituição.

A sessão deve recomeçar quarta-feira pela manhã, e o comunicado final da reunião é esperado para as 14H15 locais (15H15 de Brasília).

O FOMC decidiu em dezembro baixar sua taxa básica para quase zero, e deu a entender que não voltará atrás nesta medida "antes de algum tempo".

Sem suspense sobre a taxa básica, os analistas esperam que o FOMC anuncie novas medidas de apoio aos mercados de capitais, em virtude de sua política de "flexibilização monetária quantitativa" oficializada em dezembro.

Segundo esta política, o Fed multiplica as quantias oferecidas aos bancos durante os leilões de refinanciamento, e tenta aquecer os mercados financeiros comprando por exemplo bônus do Tesouro em poder do próprio mercado (para permitir às empresas continuarem se financiando) ou títulos indexados a créditos imobiliários (para reduzir o custo dos empréstimos hipotecários).

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 6,2% no último trimestre de 2008 e deve continuar caindo no trimestre em andamento, adiando mais um pouco o momento tão esperado da recuperação econômica, prevista agora para o início de 2010, no melhor dos casos.

Diante destas perspectivas sombrias, o presidente do Fed, Ben Bernanke, anunciou recentemente que sua instituição "continuará utilizando, pelo tempo que for necessário, todas as ferramentas a sua disposição para favorecer a volta à estabilidade financeira e ao crescimento econômico".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host