! Geithner afirma que AIG será liquidada de 'maneira ordenada' - 17/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/03/2009 - 22h49

Geithner afirma que AIG será liquidada de 'maneira ordenada'

[selo]
WASHINGTON, EUA, 17 Mar 2009 (AFP) - O secretário americano do Tesouro, Timothy Geithner, anunciou nesta terça-feira que a seguradora AIG, centro de uma vasta polêmica sobre o pagamento de bônus milionários a seus executivos, será liquidada de "maneira ordenada".

A AIG também devolverá ao governo o valor gasto com os bônus e terá uma redução progressiva dos fundos disponibilizados pelo Estado para socorrer a seguradora, revelou Geithner.

Ao lado do diretor executivo, Edward Liddy, "trabalharemos sobre as medidas para liquidar a AIG de maneira ordenada e para proteger o contribuinte americano", disse Geithner.

Liddy foi designado pelo governo federal para administrar a AIG, em setembro passado, após o socorro federal à seguradora.

Em carta enviada à presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, Geithner destaca que buscará "todos os meios responsáveis para acelerar esta liquidação ordenada" da AIG.

O American International Group (AIG), que registrou em 2008 o maior prejuízo da história americana - 99,3 bilhões de dólares -, já foi beneficiado por quatro créditos de socorro do Estado, totalizando 180 bilhões de dólares.

Segundo Geithner, a AIG terá que devolver o valor total dos bônus polêmicos, que somam 165 milhões de dólares.

O secretário do Tesouro destaca ainda na carta enviada à Pelosi que pediu a Liddy que suspenda "centenas de milhões de dólares" de pagamentos de bônus previstos para este ano.

Liddy, que dirige um grupo com 79,9% do capital controlado pelo Estado, está engajado na aplicação das diretrizes do governo para as empresas socorridas com verbas públicas, garante Geithner.

Os dirigentes da AIG colocaram a seguradora no olho do furacão ao decidir pelo pagamento de centenas de milhões de dólares em bônus, apesar da situação crítica do grupo e do socorro financeiro concedido pelo Estado.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host