UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/03/2009 - 10h45

Irã quer lançar gigantesco plano de investimentos em petróleo

O Irã quer investir até 200 bilhões de dólares no setor petroleiro nos próximos cinco anos, com ou sem o apoio de sócios estrangeiros, indicou nesta quarta-feira em Viena o ministro iraniano do Petróleo, Masud Mir Kazemi.

"Para os próximos cinco anos planejamos seriamente investir até 200 bilhões de dólares na exploração, na produção e no refino", declarou Mir-Kazemi durante a reunião da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) na capital austríaca.

O ministro justificou este plano com a necessidade de atender a "uma demanda interna em alta", impulsionada pelo crescimento demográfico da República Islâmica.

Apesar de o Irã ser um dos principais produtores mundiais de cru, o país é obrigado a importar a metade do combustível que consome, devido à falta da infraestrutura adequada para o refino.

Mir Kazemi considerou que a economia iraniana pode fornecer por si só os recursos necessários, caso os sócios estrangeiros não participem, devido à disputa com a comunidade internacional em torno do polêmico programa nuclear de Teerã.

"Esta cifra de 200 bilhões de dólares leva em conta a participação de investidores estrangeiros. Se os outros países não estiverem interessados, temos companhias iranianas com o potencial necessário (...). Somos um país rico", disse.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host