! BCE prevê uma recuperação econômica moderada em 2010 - 18/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/03/2009 - 10h57

BCE prevê uma recuperação econômica moderada em 2010

[selo]
PARIS, França, 18 Mar 2009 (AFP) - O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, prognosticou nesta quarta-feira uma recuperação econômica moderada em 2010 e, apesar de se mostrar um pouco mais prudente, compartilhou do otimismo de seu colega do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, que assegurou que os sinais de reativação já são perceptíveis.

"Há um consenso geral de que 2010 poderá ser o ano de uma moderada recuperação do crescimento da economia mundial, desde que os governos, empresas e consumidores recobrem a confiança", afirmou Trichet em entrevista à emissora francesa Europe 1.

"Mas 2009 será muito difícil", enfatizou ainda, admitindo que a atual situação econômica é muito incerta.

Depois de reduzir este mês as taxas de juros a um mínimo histórico, 1,5%, o presidente do BCE previu que a economia da Eurozona (16 países) se recuperará gradualmente no próximo ano.

"A zona euro é extremamente sólida", insistiu Trichet, dessa vez em uma entrevista paralela à Fundação Robert Schuman, também publicada nesta quarta.

"Confio na capacidade dos países membros em assumir suas responsabilidades, inclusive em termos orçamentários".

Os comentários de Trichet coicidem com o otimismo que, no domingo passado, foi demonstrado pelo presidente do Fed, ao afirmar que os primeiros sinais de reativação económica já eram visíveis e que a confiança estava retornando aos mercados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host