! Geithner assume 'plena responsabilidade' por bônus da AIG - 19/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/03/2009 - 18h51

Geithner assume 'plena responsabilidade' por bônus da AIG

[selo]
WASHINGTON, EUA, 19 Mar 2009 (AFP) - O secretário americano do Tesouro, Timothy Geithner, disse nesta quinta-feira que assume "plena responsabilidade" no escândalo sobre o pagamento de bônus a executivos da seguradora AIG, ajudada com recursos públicos.

"Fui informado na terça-feira (10 de março) da verdadeira extensão e do alcance dessas questões específicas (relativas) ao bônus", declarou Geithner, em entrevista à rede CNN, que vai ao ar às 20h (21h de Brasília).

"Eu me encontrei na posição de não estar a par disso mais cedo, assumo plena responsabilidade", acrescentou Geithner, segundo os trechos da entrevista divulgados antecipadamente para a imprensa.

Geithner não evocou, porém, uma eventual demissão, já reivindicada por alguns membros da oposição republicana.

O escândalo dos bônus pagos pela AIG a seus executivos, totalizando 165 milhões de dólares, provocou um repúdio popular que afetou a administração do presidente Barack Obama.

Diante da onda de indignação, a Câmara de Representantes aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que taxa em 90% os bônus recebidos.

Na mesma entrevista, Geithner revela que o governo americano está disposto a gastar mais para reativar a economia e a agir "o mais rápido possível" para superar os atuais desafios dos Estados Unidos.

"Vamos fazer o que for preciso, e será preciso fazer mais (...) Se não fizermos o bastante, teremos que enfrentar uma recessão mais profunda", alertou Geither.

"O governo precisa atuar muito rapidamente para tentar resolver os desafios que enfrenta o país", acrescentou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host