! Japão elabora plano de ajuda ao emprego de US$ 15 bilhões - 19/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/03/2009 - 09h56

Japão elabora plano de ajuda ao emprego de US$ 15 bilhões

[selo]
TÓQUIO, Japão, 19 Mar 2009 (AFP) - O governo japonês prepara um plano de 15 bilhões de dólares para preservar os empregos nas empresas e ajudar os desempregados, no momento em que o país enfrenta a recessão mais grave desde 1945, anunciou o ministro do Trabalho, Yoichi Masuzoe.

"Vamos elaborar medidas enérgicas a favor do emprego no valor de 1,5 trilhão de ienes", declarou Masuzoe.

"As pessoas estão inquietas sobre como vão viver enquanto procuram emprego ou estudam. Queremos adotar medidas drásticas para resolver este tipo de problema".

Masuzoe não detalhou o plano. A imprensa destaca que as medidas contempladas consistem em financiar cursos para as pessoas que procuram emprego, subsidiar as empresas para que não demitam funcionários e conceder ajudas aos trabalhadores imigrantes desempregados ou financiar o retorno dos mesmos a seus países.

As empresas japonesas, afetadas pela queda das exportações, demitiram milhares de funcionários nos últimos meses.

A taxa de desemprego no país chegou a 4,1% em janeiro, ainda longe do recorde de 5,5% de 2002, mas os analistas preveem que supere 5% durante 2009.

Segundo Masuzoe, as novas medidas a favor do emprego serão incluídas em um novo plano de estímulo econômico, o terceiro em poucos meses, que está sendo preparado pelo governo nipônico.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host