! OCDE prevê um crescimento da economia mundial negativa - 20/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/03/2009 - 10h52

OCDE prevê um crescimento da economia mundial negativa

[selo]
PEQUIM, China, 20 Mar 2009 (AFP) - O crescimento da economia mundial deve ser negativo em 2009, disse nesta sexta-feira, em Pequim, o secretário-geral da Organização de Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), Angel Gurria.

"Veremos provavelmente um mundo rumo ao negativo porque mesmo os crescimentos positivos da Índia e da China não poderão compensar o crescimento negativo (nos países industrializados)", disse Gurria em entrevista à imprensa, em resposta a uma pergunta sobre o crescimento esperado para 2009.

O responsável indicou que o PIB da China pode aumentar de "6% a 7%" este ano. O Banco Mundial (Bird) anunciou nesta semana que esperava um crescimento de 6,5% este ano para o gigante asiático, em vez dos 7,5% previstos anteriormente.

O presidente do Bird, Robert Zoellick, havia indicado sexta-feira passada em Londres, antes de uma reunião dos ministros das Finanças e banqueiros centrais do G20 em Londres, que o mundo inteiro estaria em recessão em 2009, "pela primeira vez desde à Segunda Guerra Mundial".

Por ocasião da divulgação de seu relatório sobre "A globalização e as economias emergentes", a OCDE defendeu quinta-feira a retomada das reformas comerciais que poderia corrigir as distorções induzidas pelo protecionismo econômico e tirar o mundo da crise atual "de uma melhor forma", segundo seus especialistas.

A OCDE é uma espécie de assembléia consultiva criada em 1961 por 20 países, e que conta hoje 30 membros, principalmente dos países avançados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host