! Petróleo termina em alza em NY e Londres, no maior nível em quatro meses - 23/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

23/03/2009 - 17h34

Petróleo termina em alza em NY e Londres, no maior nível em quatro meses

[selo]
NOVA YORK, EUA, 23 Mar 2009 (AFP) - Os preços do petróleo terminaram em alta nesta segunda-feira em Nova York, com o mercado animado com a divulgação de detalhes do plano do Tesouro americano de compra de ativos podres dos bancos.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EEUU) para entrega em maio, novo contrato de referência, encerrou cotado a 53,80 dólares, em alta de 1,73 dólar.

No Intercontinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 2,25 dólares, negociado a 53,47 dólares no fechamento.

Depois do anúncio do Tesouro, os preços do barril chegaram a superar os 54 dólares, alcançando 54,05 dólares durante a sessão em Nova York e 53,86 dólares em Londres, seu nível mais alto desde novembro do ano passado.

"Nota-se um interesse a mais pelos valores mais arriscados", indicou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

"As pessoas estão apostando que o sistema bancários será parcialmente reparado e o crédito voltará a fluir, que o plano de reativação nos Estados Unidos estimulará a economia", explicou o analista, destacando que estes elementos podem trazer "uma demanda maior de petróleo nos Estados Unidos mais tarde este ano".

A forte alta dos mercados financeiros incentivavam os investidores nesta direção, já que as bolsas costumam ser um bom indicador da demanda futura.

A Bolsa de Nova York recebeu com grande entusiasmo nesta segunda-feira os detalhes do plano do Tesouro americano para comprar os ativos podres dos bancos: o Dow Jones disparou 6,89%, seu melhor desempenho do ano, e o Nasdaq, 6,39%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host