! Banco do Sul terá capital de US$ 10 bi - 24/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/03/2009 - 00h16

Banco do Sul terá capital de US$ 10 bi

[selo]
CARACAS, Venezuela, 24 Mar 2009 (AFP) - O Banco do Sul terá um capital inicial de 10 bilhões de dólares, que poderá ser elevado com a incorporação de novos sócios, informaram nesta segunda-feira, em Caracas, os ministros das Finanças de Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

"O Banco terá um capital de 10 bilhões de dólares, que poderá ser incrementado no futuro para financiar distintos tipos de projetos para o desenvolvimento de nossos países", destacou o ministro venezuelano da Economia e Finanças, Alí Rodríguez.

Um encontro similar, em 25 de abril de 2008, em Montevidéu, havia decidido que o Banco do Sul teria um "capital autorizado equivalente a 20 bilhões de dólares, com um capital subscrito de 7 bilhões de dólares".

O acertado hoje implica em um aumento de 3 bilhões de dólares no capital inicial.

Os ministros ratificaram o combinado em Montevidéu sobre as economias maiores - Brasil, Argentina e Venezuela -, que contribuirão com 2 bilhões de dólares cada, destacou Rodríguez.

Alí Rodríguez anunciou que os ministros manterão uma nova reunião, em Buenos Aires, no início de maio, após a qual convocarão a cúpula presidencial de Caracas "para deixar definitivamente instalado o Banco do Sul".

A entidade foi proposta por Venezuela e Argentina para consolidar um mecanismo financeiro multilateral na América do Sul, em contraposição ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e a outras instituições de crédito controladas por países desenvolvidos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host