! Sarkozy pede fim das bonificações nas empresas em dificuldades - 24/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/03/2009 - 17h31

Sarkozy pede fim das bonificações nas empresas em dificuldades

[selo]
SAINT-QUENTIN, França, 24 Mar 2009 (AFP) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta terça-feira em Saint-Quentin, norte do país, que as empresas que recebem ajuda do governo ou que estão demitindo não devem distribuir bônus nem opções sobre ações (stock options) a seus funcionários, reagindo, assim, a uma polêmica envolvendo o banco Société Générale e o grupo Valeo.

"Não deve haver mais bônus, nem distribuição de ações gratuitas nem de stock options em uma empresa que esteja recebendo ajuda do Estado ou que esteja aplicando um plano de demissões ou de redução da atividade", declarou Sarkozy em ato público.

"Receber uma forte remuneração em caso de fracasso não é uma atitude responsável, não é honesto", acrescentou.

Sarkozy reagiu dessa forma à polêmica gerada na França pelas opções sobre ações pagas aos diretores do banco Société Générale e pela indenização de saída, de 3,2 milhões de euros, ao ex-presidente da Valeo, grupo de equipamento automotivo que recebeu 19 milhões de euros de ajuda do Estado francês.

Segundo um e-mail transmitido domingo passado à AFP, os diretores do Société Général renunciaram aos bônus em forma de opções sobre ações diante da polêmica e por pressão do governo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host