UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2009 - 06h41

Presidência da UE quer solução europeia para crise da Grécia

O chefe de Governo da Espanha, país que preside a União Europeia (UE) no semestre, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou que trabalha para encontrar uma "solução europeia" para a crise orçamentária da Grécia, em meio a intensas negociações sobre como ajudar Atenas.

"Estamos trabalhando para que tenhamos uma solução europeia ao problema da Grécia", decalrou Zapatero antes de uma reunião sobre emprego em Bruxelas, que será uma prévia do encontro de líderes da UE.

Os europeus, em particular os 16 países membros da Eurozona, mantêm atualmente intensas negociações para estabelecer um mecanismo de ajuda financeira à Grécia, que permita a Atenas enfrentar a crise orçamentária.

A Alemanha é a principal opositora a um mecanismo puramente europeu e, segundo fontes diplomáticas, as negociações envolvem um acordo que inclua a ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Mas até o momento os negociadores não conseguiram determinar até que ponto os europeus vão liderar o plano de ajuda e qual o grau de participação do FMI.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host