! Petróleo cai em NY após novo aumento das reservas americanas - 25/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/03/2009 - 16h54

Petróleo cai em NY após novo aumento das reservas americanas

[selo]
NOVA YORK, EUA, 25 Mar 2009 (AFP) - Os preços do petróleo terminaram em baixa nesta quarta-feira em Nova York, depois de anunciado um novo aumento dos estoques semanais dos Estados Unidos, uma recordação para os mercados de que a demanda petroleira se mantém pequena.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em maio cedeu 1,21 dólar, a 52,77 dólares.

Os preços caíram fortemente, embora a princípio tenham limitado suas perdas depois da pulicação do relatório semanal do departamento de Energia.

"Os estoques alcançaram um nível recorde em 16 anos, e a subida continua. Esta semana está de acordo com os movimentos estacionários normais, mas acontece sobre bases muito altas", destacou Antoine Halff, da Newedge Group.

As reservas de cru aumentaram bastante nos Estados Unidos, a 3,3 milhões de barris, a 356,6 mb, na semana encerrada no dia 20 de março.

"A pressão pode continuar, com relatórios dando conta de possíveis fechamentos de refinarias para a manutenção ou por razões econômicas. A queda da demanda de cru continuará e isso deve fazer os estoques aumentarem", observou Halff.

As reservas de produtos destilados (diesel e combustível para calefação) contrariaram as previsões, com uma queda de 1,6 milhão de barris, a 143,9 mb, quando os analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires esperavam uma alta de 200.000 barris.

Esta queda, no entanto, não foi positiva para o mercado, que teme, ao contrário, uma reação das refinarias, que "reduziram sua produção", lembrou Hussein Allidina, do Morgan Stanley.

"Esta redução das reservas reflete uma queda marcante da produção nacional, que despencou na semana passada", explicou por sua vez Antoine Halff.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host