! Sociedade médica dos EUA rejeita benefícios de empresas farmacêuticas - 26/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/03/2009 - 12h46

Sociedade médica dos EUA rejeita benefícios de empresas farmacêuticas

[selo]
WASHINGTON, EUA, 26 Mar 2009 (AFP) - A Associação de Psiquiatria Americana (APA) indicou que está suprimindo paulatinamente as refeições e seminários educativos financiados por companhias farmacêuticas, devido à preocupação de que influenciem nas prescrições dos médicos.

"Há informações que indicam que quando alguém te oferece algo, mesmo que seja uma lapiseira ou um bloco de notas, isto tem um impacto sobre você e há uma espécie de sentimento de obrigação, que não é consciente", indicou à AFP Nada Stotland, presidente da APA.

"Isto não ocorre apenas no caso de médicos ou psiquiatras, é algo humano", acrescentou. "Além disso, podemos pagar nossas comidas e nossa própria educação".

As empresas farmacêuticas financiam simpósios, e muitas vezes oferecem almoços gratuitos durante seminários.

Mas a prática suscitou a preocupação de que os simpósios possam predispor os profissionais de saúde em favor dos medicamentos dos patrocinadores, e que fazer uma refeição convidado pelas companhias poderia "ter uma sutil influência nos hábitos de prescrição dos médicos", indicou James Scully Jr, diretor médico da APA.

Stotland indicou que essas práticas haviam sido interrompidas pelos 38.000 membros da APA em três anos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host