! Governo espanhol aprova mais medidas contra a crise - 27/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/03/2009 - 12h26

Governo espanhol aprova mais medidas contra a crise

[selo]
MADRI, Espanha, 27 Mar 2009 (AFP) - O governo socialista espanhol aprovou nesta sexta-feira várias medidas destinadas a combater os efeitos da crise econômica que incluem compromissos do Estado no setor de seguros e a queda do valor oficial do dinheiro.

Um organismo governamental, o Consórcio de Compensação de Seguros, arcará com uma parte dos riscos das seguradoras quando um cliente não devolver seu empréstimo.

O governo também pretende desbloquear entre 50 e 60 milhões de euros (entre 66 e 79 milhões de dólares) para assumir os pagamentos não efetuados, o que espera que estimule as seguradoras a diminuir as exigências impostas às empresas.

Por outro lado, o governo diminuiu as taxas de juros legais ao dinheiro, utilizadas quando um cidadão paga com atraso suas dívidas ao governo.

Além disso, aprovou uma reforma técnica da lei de suspensões de pagamentos destinada a dar mais oportunidades às empresas de superarem seus problemas, e prolongou as deduções de impostos às empresas para seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Por fim, aprovou a instrução europeia para a liberalização do setor de serviços, que espera que crie entre 150.000 e 200.000 empregos em dois anos e meio nesse setor.

A Espanha, fortemente afetada pela crise econômica, entrou em recessão no final do ano passado. O desemprego dobrou em um ano e meio e atinge cerca de 3,5 milhões de pessoas, a maior taxa da Europa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host