! Paraguai dá prazo ao Brasil para a questão da energia de Itaipu - 27/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/03/2009 - 14h21

Paraguai dá prazo ao Brasil para a questão da energia de Itaipu

[selo]
ASSUNÇÃO, Paraguai, 27 Mar 2009 (AFP) - O Paraguai aguarda uma "saída amistosa" com o Brasil até 15 de agosto antes de recorrer à justiça internacional, na tentativa de obter melhor preço pela energia que vende a seu sócio da hidrelétrica binacional Itaipu, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz do governo, Ricardo Canese.

"As negociações estão praticamente no zero. A partir de 15 de agosto pensamos em apelar para outros caminhos", destacou Canese em entrevista à imprensa.

"O Paraguai não pode renunciar à soberania; precisamos chegar a um preço justo", destacou o funcionário, nomeado pelo presidente Fernando Lugo para dirigir as negociações com o Brasil.

O governo Lugo rejeitou oficialmente esta semana ofertas feitas pelo Brasil em compensação, paar não renegociar o tratado assinado em 1973 pelos ditadores paraguaio Alfredo Stroessner e brasileiro Garrastazú Medici, considerado atualmente injusto pelo Paraguai.

O Paraguai exige que o Brasil quintuplique o preço pago atualmente pelo excedente da energia da hidrelétrica binacional que é comprado pelos brasileiros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host