! Lula diz que a economia do Brasil vai se recuperar e crescer este ao - 29/03/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/03/2009 - 21h48

Lula diz que a economia do Brasil vai se recuperar e crescer este ao

[selo]
WASHINGTON, EUA, 30 Mar 2009 (AFP) - O presidente Luiz Inacio Lula da Silva mostrou-se confiante em que a economia do Brasil fechará este ano com cifra de crescimento positiva, depois de registrar "leve recuperação" no primeiro trimestre, em entrevista divulgada neste domingo pela CNN.

Ele admitiu, no entanto, que "não será o mesmo crescimento que havíamos previsto, de mais de 5% ao ano".

Há uma semana, o governo do Brasil anunciou ter reduzido de 3,5% a 2% sua expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, depois de fechar 2008 com um incremento de 5,1%, apesar do violento retrocesso de 3,6% no último trimestre.

Lula afirmou que na próxima cúpula do G-20, em Londres, devem ser alcançados acordos concretos sobre como restabelecer o crédito no mundo e a confiança dos consumidores europeus e americanos.

"Temos que enfrentar esse tema com grande responsabilidade", disse.

"Precisamos de decisões políticas novas que dependem em grande medida dos governos dos Estados Unidos e dos países ricos".

Lula recordou que quando se encontrou com o presidente Barack Obama na Casa Branca, no dia 14 de março, disse ao americano que é importante "ler o que aconteceu na crise no Japão dos anos noventas", já que o governo do país asiático "não tomou ações fortes com respeito a seus bancos".

"Se os Estados Unidos não regulam seus bancos, por quanto tempo podem seguir jogando dinheiro nos bancos?", perguntou-se Lula na entrevista .

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host