UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2009 - 13h27

Putin viaja à Venezuela para assinar acordos bilaterais

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, visita Caracas nesta sexta-feira pela primeira vez, quando assinará com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, acordos nas áreas energética e financeira, em um encontro do qual também participará o presidente boliviano, Evo Morales.

"Amanhã (sexta-feira), vamos receber com todas as honras, com alegria e respeito que merece o primeiro-ministro Putin, um homem de vanguarda que consolidou e levantou a grande Rússia juntamente com o presidente Medvedev", afirmou o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, à emissora estatal VTV.

Segundo a agência estatal venezuelana ABN, Putin assistirá a "uma cerimônia de oferendas florais em frente ao túmulo do líder (da independência venezuelana) Simón Bolívar", para depois se reunir com Chávez e Morales, que "viajará a Caracas especialmente para esse encontro".

Posteriormente, Putin e Chávez assinarão "acordos que nos levam à etapa seguinte da cooperação com a Rússia que não será apenas energética e militar, mas também industrial, social, cultural e em matéria de saúde", afirmou Jaua, acompanhado do vice-premiê russo Igor Sechin, já em Caracas.

Entre os convênios que serão assinados pelos dois países destaca-se a criação de um banco russo-venezuelano, que deverá operar como ferramenta de financiamento para o desenvolvimento e a criação de uma empresa mista para a exploração de petróleo e gás.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host