! Petróleo cai em NY e sobe em Londres, em dia de mercados calmos - 03/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/04/2009 - 17h12

Petróleo cai em NY e sobe em Londres, em dia de mercados calmos

NOVA YORK, EUA, 3 Abr 2009 (AFP) - Os preços do petróleo encerraram a sexta-feira sem direção definida, registrando uma leve queda em Nova York e uma pequena alta em Londres, em um mercado relativamente calmo após a divulgação de novas estatísticas confirmando o aumento do desemprego nos Estados Unidos.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de WTI (West Texas Intermediate, designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em maio terminou a 52,51 dólares, em baixa de 13 centavos.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte ganhou 72 centavos, cotado a 53,47 dólares no fechamento.

"Foi um dia calmo, sem notícias importantes para o petróleo", explicou Ellis Eckland, analista independente.

Apesar de ser um parâmetro que pode movimentar os preços, o relatório mensal do departamento do Trabalho sobre a taxa de desemprego nos Estados Unidos foi recebido de maneira neutra pelo mercado, acrescentou.

Março foi um novo mês terrível para o emprego americano, com 663.000 postos de trabalho suprimidos e uma taxa de desocupação de 8,5%, segundo os números oficiais divulgados nesta sexta-feira.

"Geralmente, as más notícias divulgadas sobre o emprego no maior país consumidor de cru do mundo são negativas para o petróleo", ponderou Eckland, mas a verdade é que o mercado já esperava pelos dados ruins.

Outros elementos que colaboraram para a estabilidade do valor do barril foram o dólar e o mercado financeiro, que registraram rendimentos moderados nesta sexta-feira.

"Poderíamos dizer que o mercado recupera o fôlego depois do incrível crescimento da véspera", observou Phil Flynn, da Alaron Trading.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host