! Bancos centrais da Europa e Japão concederão créditos swap ao Fed - 06/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/04/2009 - 11h47

Bancos centrais da Europa e Japão concederão créditos swap ao Fed

WASHINGTON, EUA, 6 Abr 2009 (AFP) - O Banco da Inglaterra (BoE), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco do Japão (BoJ) e o Banco Nacional Suíço (BNS) concederão empréstimos em suas divisas ao Federal Reserve (Fed, banco central americano) através de acordos de créditos "swap", caso seja necessário, anunciou nesta segunda-feira o Fed.

Estas linhas de crédito de reciprocidade "permitirão ao Fed fornecer divisas estrangeiras às instituições financeiras americanas", acrescentou.

Segundo o teor desses acordos, o Fed poderá dispor de até 30 bilhões de libras esterlinas (44,5 bilhões de dólares) no Banco da Inglaterra, de 80 bilhões de euros no BCE, de 10 trilhões de ienes (99,7 bilhões de dólares) no banco central japonês, e de 40 bilhões de francos suíços (35,4 bilhões de dólares) no BNS.

Em virtude de acordos de swap no sentido inverso, os quatro bancos centrais associados ao Fed desfrutam desde o quarto trimestre de uma linha de emissão em dólares ilimitada no banco central americano e podem empregá-la em operações de refinanciamento em dólares em favor das instituições financeiras de sua zona ou respectivos países.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host