! Economia chilena sofre pior queda em uma década no mês de fevereiro: -3,9% - 06/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/04/2009 - 14h44

Economia chilena sofre pior queda em uma década no mês de fevereiro: -3,9%

SANTIAGO, Chile, 6 Abr 2009 (AFP) - A economia chilena sofreu uma contração de 3,9% em fevereiro passado, sua maior queda em uma década, devido a perdas na atividade industrial, no comércio e na mineração, informou nesta segunda-feira o Banco Central, enquanto que o governo admitiu que o resultado é ruim, mas que espera uma recuperação.

Este é o segundo resultado negativo do ano depois da queda de 1,4% registrada em janeiro e o pior desde maio de 1999, em plena crise asiática, quando a economia local registrou uma contração mensal também de -3,9%. Nesse ano a economia perdeu 0,8%.

A queda na atividade econômica de fevereiro foi influenciada pelas fortes desacelerações da produção industrial, da atividade comercial e da mineração, segundo o Índice de Atividade Econômica Mensal (Imacec) do Banco Central.

"O resultado é negativo, é ruim; apesar disso, está dentro do que dissemos há algumas semanas que o primeiro semestre de 2009 será de menor atividade e que este é o período em que será sentido com mais força o impacto da crise internacional", disse o ministro da Economia, Hugo Lavados, ressaltando que o índice ruim se deve a uma queda nas exportações e no setor de construção.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host