! Petróleo fecha em baixa em Nova York - 06/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/04/2009 - 17h08

Petróleo fecha em baixa em Nova York

NOVA YORK, EUA, 6 Abr 2009 (AFP) - Os preços do petróleo terminaram em baixa nesta segunda-feira em Nova York, com os investidores embolsando seus ganhos depois do forte recuo da Bolsa.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), le barril de 'light sweet' para entrega em maio perdeu 1,46 dólar em relação a sexta-feira, fechando a 51,05 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 1,23 dólar, fechando a 52,24 dólares.

"Estamos diante de um movimento de correção, num momento de queda do mercado financeiro. Voltamos perto da marca dos 50 dólares depois do aumento significativo registrado nas últimas semanas e impulsionado pelo movimento de otimismo registrado nas Bolsas", explicou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

Os investidores utilizam Wall Street como barômetro da situação futura da economia, e consequentemente da demanda de petróleo.

"Os corretores provavelmente se deram conta de que o problema da queda da demanda não está resolvido, e que o otimismo dos últimos dias era um pouco exagerado. A crise ainda vai demorar muito para ser superada", alertou Melek.

"Com o relatório sobre o emprego publicado sexta-feira, que continua mostrando um alto índice de desemprego, a demanda de petróleo vai continuar sob pressão até o fim de 2009", considerou, por sua vez, Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

O desemprego subiu para 8,5% nos Estados Unidos em março, seu nível mais alto dos 25 últimos anos.

Os preços do petróleo chegaram a 54 dólares o barril no início da sessão desta segunda-feira, impulsionados pelas incertezas geopolíticas provocadas pelo lançamento de um foguete norte-coreano. No entanto, a tendência se inverteu no momento da abertura de Wall Street.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host