! UE deve intensificar liberalização para superar a crise (OMC) - 06/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/04/2009 - 11h45

UE deve intensificar liberalização para superar a crise (OMC)

GENEBRA, Suíça, 6 Abr 2009 (AFP) - A recuperação econômica da União Européia (UE), e em ampla medida a do mundo, depende da continuação da abertura dos mercados europeus agrícolas e de serviços, segundo estudo da OMC (Organização Mundial do Comércio) publicado nesta segunda-feira.

Em seu relatório para o exame bianual das políticas e práticas comerciais da UE, o secretário da OMC pede aos 27 países da UE a intensificar a liberalização tanto de seu mercado interno como de suas relações comerciais internacionais.

"Para consolidar a recuperação e garantir a duração do crescimento, é imperativo que a comunidade europeia siga realizando reformas estruturais fundamentais", disse a OMC.

"Estas reformas consistem em uma maior liberalização dos serviços tanto dentro das comunidades europeias como frente a terceiros países, uma maior liberalização da política agrícola pela simplificação da estrutura alfandegária e a redução das altas tarifas aduaneiras, e a concessão de incentivos à produção e à exportação de produtos agrícolas", recomendou a OMC.

As reformas "contribuiriam para uma melhor repartição dos recursos comunitários e aumentariam o pleno estabelecimento do mercado interno", acrescentou.

O crescimento das exportações européias vai desacelerar em mais dois terços em 2009 em relação a 2007 e o impacto da crise será ainda mais severo para as importações, segundo as previsões da Comissão Europeia citadas pela OMC.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host