! Credor americano embarga contas da embaixada argentina na França - 08/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/04/2009 - 02h14

Credor americano embarga contas da embaixada argentina na França

WASHINGTON, EUA, 7 Abr 2009 (AFP) - O fundo de investimentos americano NML Capital conseguiu bloquear as contas da embaixada da Argentina na França, graças a uma decisão judicial, referente ao pagamento da dívida externa pendente desde 2005, segundo um comunicado da empresa enviado à AFP.

"A NML Capital confirma hoje (terça-feira) que fez uso de uma ampla gama de opções legais na França, e que congelou bens públicos argentinos em bancos e entidades comerciais" franceses, indica o comunicado.

A Argentina declarou a moratória de sua dívida externa em 2005. Depois, negociou apenas uma parte do valor com alguns de seus credores.

Um grupo de credores que se recusou na época a aceitar os termos da negociação, que previa o pagamento de 81 bilhões de dólares, continuou em busca de uma saída judicial para o caso.

"Os fundos congelados na França a princípio não são diplomáticos, e, portanto, não estão protegidos pela imunidade soberana", explica o texto.

As autoridades argentinas afirmaram que o embargo "viola as Convenções de Relações Diplomáticas de 1961 e 1963, que estabelecem a imunidade das contas das representações diplomáticas".

O governo argentino pediu às autoridades francesas que "tomem as medidas" necessárias para solucionar o embargo das contas de sua embaixada.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host