! Governo alemão lança oferta para nacionalizar o banco Hypo Real Estate - 09/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/04/2009 - 08h52

Governo alemão lança oferta para nacionalizar o banco Hypo Real Estate

[selo]
FRANKFURT, Alemanha, 9 Abr 2009 (AFP) - O Estado alemão apresentou nesta quinta-feira uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o banco em dificuldades Hypo Real Estate, com a meta de estabilizar os mercados financeiros, que estão enfrentando a pior crise econômica desde à Grande Depressão.

O governo oferece um total de 290 milhões de euros pelo HRE, quantia superior à esperada, em uma etapa decisiva rumo à nacionalização completa desta instituição financeira em dificuldades,

Com uma proposta 1,39 euro por ação, o Estado oferece um prêmio de 10% em relação ao preço mínimo legal para a oferta de compra.

"Esta é a oportunidade para os acionistas do HRE de se desfazerem de seus investimentos a um preço atraente", disse em um comunicado o Soffin, fundo federal de ajuda ao setor bancário encarregado da operação.

Se a oferta tiver 100% de apoio, o Estado pagará 290 milhões de euros pela parte do banco que ainda está nas mãos dos acionistas privados, destacou o Soffin.

O Soffin indicou que anunciará a duração da oferta nos próximos dias e destacou que deseja lançá-la muito em breve.

O estado alemão possui desde finais de março uma participação de 8,7% no HRE.

O governo indicou várias vezes que não há mais remédios para salvar o HRE, cuja eventual quebra pode desencadear uma catástrofe financeira internacionais, como a do "Lehman Brothers".

O banco recebeu até agora garantias de 102 bilhões de euros, em sua maioria públicas, para poder se refinanciar a curto prazo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host