! EUA: um indicador ruim anula um bom no quesito consumo - 14/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/04/2009 - 14h38

EUA: um indicador ruim anula um bom no quesito consumo

[selo]
WASHINGTON, EUA, 14 Abr 2009 (AFP) - A ponta de esperança que surgiu com o bom resultado das vendas no varejo em janeiro e fevereiro nos Estados Unidos foi rapidamente destruída pela queda em março lembrando, aliás, que é preciso haver mais do que uma boa estatística para vislumbrar a recuperação da economia americana.

Segundo dados corrigidos pela varizações sazonais publicadas nesta terça-feira pelo Departamento de Comércio, as vendas do varejo nos EUA voltaram a cair em março: 1,1% em relação ao mês anterior, após uma alta de 0,3% em fevereiro e 1,9% em janeiro.

Esta queda surpreendeu os analistas, que esperavam uma alta de 0,3%, apesar de vários já terem previsto mês passado que a alta das vendas do varejo corria forte risco de não ser duradouro.

O presidente americano, Barack Obama, dizendo ver sinais de avanços no plano econômico, repetiu no entanto que "2009 ia continuar e sendo um ano difícil para a economia americana".

"A severidade desta recessão vai provocar ainda mais cortes de empregos, mais execuções de hipotecas de imóveis e mais sofrimentos antes de o ano terminar", acrescentou, em discurso em Washington.

O índice das vendas do varejo não levou em consideração as variações dos preços, mas dá uma boa ideia da tendeência do consumo das famílias, que garantem em tempos normais aproximadamente dois terços do PIB americano.

Seu nível de março foi inferior a 9,4% em relação ao nível de um ano antes.

Para o economista independente Joel Naroff, "a forte baixa inesperada das vendas do varejo testemunha o forte grau de incerteza dos consumidores com relação à retomada".

Entretanto, dizem, "as despesas do consumo das famílias aumentaram bem mais do que qualquer um de nós poderia ter imaginado no primeiro trimestre. Então, um mês de recuo não deve ter nada de surpreendente".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host