! Conferência de Tóquio promete mais de US$ 5 bi ao Paquistão - 17/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/04/2009 - 10h49

Conferência de Tóquio promete mais de US$ 5 bi ao Paquistão

[selo]
TÓQUIO, Japão, 17 Abr 2009 (AFP) - A conferência de doadores para o Paquistão celebrada nesta sexta-feira em Tóquio prometeu conceder mais cinco bilhões de dólares em ajuda civil a este país vital na luta contra o terrorismo, anunciaram os organizadores do evento na declaração final.

"Os sócios para o desenvolvimento prometeram mais financiamento para o Paquistão, por um total superior a cinco bilhões de dólares em dois anos, para dar um apoio adicional aos gastos necessários para proteção social, desenvolvimento humano e programas para os pobres", anunciaram o Japão e o Banco Mundial (Bird) em um comunicado.

Os representantes de 27 países e de 16 organizações internacionales participam em Tóquio da conferência.

O Banco Mundial previa promessas de ajuda de quatro a seis bilhões de dólares sob a forma de doações ou empréstimos.

Estados Unidos e Japão se comprometeram com um bilhão de dólares cada um e a União Europeia com 640 milhões de dólares num período de quatro anos.

Apesar de considerar a conferência um sucesso absoluto, o enviado americano Richard Holdbrooke disse que o Paquistão precisa de muito mais, "precisa de toda a ajuda do mundo".

O presidente Barack Obama colocou o Paquistão no centro da luta contra a Al-Qaeda e revelou uma nova estratégia para reverter a guerra do Afeganistão e derrotar os rebeldes em ambas as partes da perigosa fronteira entre os dois países.

O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, afirmou no início da conferência que estava "disposto a lutar" contra o extremismo islamita.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host