! Paraísos fiscais: arquipélago das Bermudas assina oito acordos (OCDE) - 17/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/04/2009 - 10h44

Paraísos fiscais: arquipélago das Bermudas assina oito acordos (OCDE)

[selo]
PARIS, França, 17 Abr 2009 (AFP) - O arquipélago das Bermudas, colônia britânica com autonomia em assuntos de política interna, assinou oito acordos de cooperação bilateral em troca de informação fiscal, mas continuará na lista "cinza" de paraísos fiscais, indicou nesta sexta-feira a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos).

Bermudas assinou oito convenções novas com Dinamarca, Suécia, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Ilhas Faroe e Nova Zelândia. Com isso, o arquipélago aumentou para 11 seu número de acordos de cooperação assinados, indicou em um comunicado a OCDE.

Bermudas assinou acordos similares com Austrália, Grã-Bretanha e Estados Unidos, mas continuará na lista "cinza" de paraísos fiscais, destacou a OCDE, com sede em Paris.

Segundo regra não escrita, para ser retirado da lista cinza, um país deve assinar e aplicar acordos bilaterais de intercâmbio de informação fiscal com pelo menos 12 países.

O arquipélago das Bermudas está "decidido a aplicar plenamente os padrões internacionais e outros acordos virão rapidamente", afirmou Jeffrey Owens, responsável do Centro de Políticas Fiscais da OCDE, citado no comunicado.

A lista "cinza" da OCDE é formada por 42 Estados, entre eles Suíça e Mônaco, que se comprometeram a trocar informação fiscal embora ainda não tenham começado de forma "substancial".

O arquipélago das Bermudas é uma colônia britânica dotada de autonomia em assuntos de política interior a 1.800 km a leste das costas da Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host