! Energia nuclear representa riscos, afirma ElBaradei - 20/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/04/2009 - 07h10

Energia nuclear representa riscos, afirma ElBaradei

[selo]
PEQUIM, China, 20 Abr 2009 (AFP) - O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, afirmou nesta segunda-feira que a energia nuclear, em pleno desenvolvimento, representa riscos em termos de segurança tecnológica e da luta contra a proliferação de armas.

Durante uma conferência internacional sobre energia nuclear em Pequim, ElBaradei destacou que a crise de recursos energéticos e a luta contra o aquecimento climático, além das emissões poluentes provocadas pelo uso de energias fósseis, estimularam a atividade nuclear.

"Porém, em alguns países vemos uma combinação perturbadora de reatores antigos, operações mal administradas e financiamento insuficiente", advertiu ElBaradei, antes de afirmar que o tema deve receber uma atenção imediata.

Ele ressaltou o risco da proliferação atômica, quando um país está dotado de recursos nucleares civis e de algumas tecnologias.

"Alguns países podem ter a intenção de fabricar armas nucleares, mas mudar rapidamente se também mudar a percepção que tem dos riscos sobre a segurança nacional".

"E a perceção sobre a segurança, como sabemos, pode evoluir muito rapidamente", completou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host