! Obama pede ao Congresso que apóie fortalecimento do FMI - 20/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/04/2009 - 21h36

Obama pede ao Congresso que apóie fortalecimento do FMI

[selo]
WASHINGTON, EUA, 21 Abr 2009 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira ao Congresso que apóie a ampliação do fundo de emergência do FMI, a 500 bilhões de dólares, para incrementar seu alcance aos grandes mercados emergentes.

Obama também pediu aos legisladores que aprovem uma contribuição dos Estados Unidos de 100 bilhões de dólares ao fundo, como parte do plano para reforçar as reservas do Fundo Monetário Internacional, como ficou acertado na reunião do G-20 em Londres.

O presidente formulou o pedido por meio de cartas enviadas nesta segunda-feira aos líderes democratas e republicanos do Congresso, destacando que o fundo não exige gastos extras de financiamento por parte dos Estados Unidos.

Quando Washington transfere fundos ao FMI com base no programa conhecido como NAB (New Arragements to Borrow), recebe juros em troca dos ativos de crédito, que são garantidos com recursos do FMI, que incluem até reservas em ouro.

"Nossa proposta de incrementar a participação no NAB até os 100 bilhões de dólares, como parte de um incremento total de 500 bilhões de dólares, foi calorosamente aprovada pelos líderes do G-20", destacou Obama nas cartas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host