! Obama vai ordenar a ministros economizarem 100 milhões de dólares - 20/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/04/2009 - 15h10

Obama vai ordenar a ministros economizarem 100 milhões de dólares

[selo]
WASHINGTON, EUA, 20 Abr 2009 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve ordenar nesta segunda-feira a seu governo fazer uma economia de 100 milhões de dólares nos próximos 90 dias, dando o exemplo de rigor financeiro, informou um funcionário do governo que preferiu não ter o nome divulgado.

A iniciativa deverá ilustrar a determinação de Obama de reduzir os gastos do Estado, num momento em que está sob o fogo cruzado de críticas de seus adversários republicanos e de partidários de um governo mais econômico.

Durante a primeira reunião do conselho de ministros de seu mandato, Obama deverá dar um prazo de três meses aos chefes de departamentos e de organismos governamentais para fazer uma lista das economias possíveis.

Obama, que prometeu reduzir o déficit do Estado federal, dividindo-o por dois até o final de seu mandato, em 2013, é obrigado pela crise econômica a enfrentar uma série de dificuldades. Durante os três primeiros meses de sua presidência, tomou medidas que agravam ainda o déficit, como um enorme plano de 787 bilhões de dólares para a retomada da economia.

Suas previsões orçamentárias trabalham com um déficit recorde de 1,750 trilhões de dólares em 2009.

Obama herdou um déficit de 1,3 trilhões de dólares.

col-lal/sd

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host