! UBS vende Pactual para o BTG - 20/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/04/2009 - 06h17

UBS vende Pactual para o BTG

[selo]
ZURIQUE, Suíça, 20 Abr 2009 (AFP) - O UBS, maior banco suíço, que enfrenta graves dificuldades, vendeu a filial brasileira UBS Pactual por 2,5 bilhões de dólares para o investidor brasileiro Banking and Trading Group (BTG).

A venda do Pactual pelo UBS, o gigante suíço que anunciou um prejuízo líquido de 1,7 bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2009, "está de acordo com a política do UBS de seguir reduzindo seu perfil de risco, reforçar seu balanço e melhorar a concentração nos negócios", afirma o banco em um comunicado.

O líder mundial em gestão de fortunas informou, no entanto, que a transação, que será detalhada nos resultados completos do primeiro trimestre em 5 de maio, terá como resultado uma "leve perda".

A operação permite ao grupo suíço reforçar a classificação Tier 1, que mede a solidez financeira do banco, em US$ 1,3 bilhão, o que representa 0,6%, segundo o comunicado.

Com os resultados ruins do banco, esta classificação retrocedeu 10% no fim de março.

O banco, que já demitiu 11.000 funcionários desde o início da crise financeira no fim de 2007, reduzirá o quadro de trabalhadores em mais 8.700 pessoas até 2010.

A crise custou ao banco um prejuízo de 17,86 bilhões de dólares ano passado.

O BTG já havia anunciado em outubro a compra da filial brasileira do banco americano quebrado Lehman Brothers e dos ativos do mesmo no Brasil, sem revelar o valor da transação.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host