! Henrique Meirelles diz que G20 analisou crise e reforma do FMI - 25/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/04/2009 - 12h33

Henrique Meirelles diz que G20 analisou crise e reforma do FMI

[selo]
WASHINGTON, EUA, 25 Abr 2009 (AFP) - O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, afirmou neste sábado, em Washington, que os representantes dos bancos centrais do G20 analisaram na noite da véspera as respostas à crise financeira, particularmente nos Estados Unidos, e a reforma do FMI (Fundo Monetário Internacional).

As autoridades se reuniram em um jantar de trabalho na sede do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), segundo Henrique Meirelles. Enquanto isso, os ministros das Finanças se reuniam na sede do departamento do Tesouro.

Na reunião, eles abordaram a "evolução da economia mundial e os próximos passos a serem dados", disse à imprensa, paralelamente à reunião semestral do FMI.

"Os sinais de recuperação já começaram a aparecer em algumas regiões do mundo, em alguns setores específicos, mas ainda é muito cedo para emitir uma opinião clara", declarou Henrique Meirelles.

Os ministros do G7 asseguraram ao término de uma reunião prévia ao G20 que esperavam uma recuperação econômica mundial ainda para este ano.

Os presidentes dos bancos centrais dos países emergentes e ricos analisaram a "questão regulatória, não somente para prever crises futuras, mas para os mercados", explicou.

"Todos eles analisaram a crise financeira nos EUA e na Europa", acrescentou.

"Um foco principal nestes momentos é que estas questões sejam resolvidas aqui, na origem, para que o resto do mundo possa continuar com o processo de normalização", afirmou Henrique Meirelles, referindo-se aos Estados Unidos.

A reforma do FMI deve ocorrer não apenas do ponto de vista dos recursos, "mas de estrutura de poder", disse o presidente do BC brasileiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host