! Espanha solicitará ser incluída no G20 (ministra da Economia) - 26/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/04/2009 - 14h56

Espanha solicitará ser incluída no G20 (ministra da Economia)

[selo]
WASHINGTON, EUA, 26 Abr 2009 (AFP) - A Espanha solicitará ser incluída no Grupo dos 20, de países ricos e emergentes, afirmou neste domingo a ministra da Economia, Elena Salgado, em entrevista à imprensa, paralelamente às reuniões semestrais do FMI e do Banco Mundial, em Washington.

"Temos a força dos dados, de países do G20 que disseram publicamente que desejam a presença da Espanha", afirmou.

O G20, criado em 1999, garante 85% da economia mundial e soma dois terços da população.

Ontem, em Washington, o ministro brasileiro Guido Mantega chegou a criar um certo mal-estar com a delegação da Espanha no FMI: disse que Madri não poderá participar de futuros encontros do G20 porque não é membro do bloco, acrescentando que não se pode dar continuidade à prática de convidar para reuniões nações que não integram o G20.

"O G20 está composto por 20 países e ponto. O que não dá é para, numa reunião, o país chegar e falar: agora, vou convidar a Tchecoslováquia, agora eu resolvi convidar o Paraguai", afirmou.

Na sexta-feira, os Estados Unidos não convidaram a Espanha a participar da reunião ministerial do G20 realizada em Washington, logo após o encontro do G7.

Os comentários de Mantega sobre a Espanha, feitos durante a conversa com jornalistas, foram divulgados em sites de notícias espanhóis. O Ministro tentou, depois voltar atrás, para dissipar o potencial estrago de suas declarações. Reuniu-se pouco depois com a ministra espanhola, Elena Salgado, voltandou a falar com jornalistas:

"Não foi uma posição contra a Espanha. Não havia qualquer razão para um impedimento por parte do Brasil sobre a participação espanhola. Se me perguntassem que país deveria participar do G20, eu diria que é a Espanha'', afirmou Mantega, entrando em contradição com as afirmações anteriores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host