! Fed mantém taxa básica e dispositivo anticrise - 29/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/04/2009 - 16h21

Fed mantém taxa básica e dispositivo anticrise

[selo]
WASHINGTON, EUA, 29 Abr 2009 (AFP) - O Federal Reserve (Fed) anunciou nesta quarta-feira que vai manter sua taxa básica de juros entre 0 e 0,25%, assim como seu arsenal excepcional de medidas para apoiar a economia.

O Fed justificou em comunicado sua decisão pelo fato de que a economia "continuou se retraindo desde março, apesar de o ritmo da contração ter diminuído um pouco".

Os números oficiais publicados pela manhã mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 6,1% no primeiro trimestre em ritmo anual, depois de ter recuado 6,3% no mês anterior.

Apesar de as perspectivas econômicas dos Estados Unidos terem "melhorado um pouco" desde a última reunião do Fed, em março, a atividade econômica ainda deve permanecer "fraca" por "algum tempo", destacou o Banco Central americano em um comunicado publicado depois de uma reunião de seu Comitê de Política Monetária.

Nestas condições, o Fed prometeu "utilizar todos os meios disponíveis para promover a recuperação econômica e a estabilidade dos preços". O Fed também reiterou seu compromisso em intervir nos mercados do crédito para melhorar seu funcionamento e baixar as taxas.

A esse respeito, o Fed confirma a intenção de comprar, no total, até 1,45 trilhão de dólares em títulos emitidos por organismos de refinanciamento hipotecário como Fannie Mae e Freddie Mac, assim como até 300 bilhões de dólares em obrigações do Tesouro americano a longo prazo, até o final do ano, como havia anunciado em março.

A partir desse mês, o banco central já consagrou mais de 73 bilhões de dólares à compra de títulos do Tesouro.

O Comitê precisa, no entanto, que "continuará a avaliar o calendário e o montante total de suas compras em títulos à luz da evolução das perspectivas econômicas e das condições do mercado financeiro".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host