! Selo imperial é vendido por mais de 1,5 milhão de euros em leilão na França - 29/04/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/04/2009 - 17h35

Selo imperial é vendido por mais de 1,5 milhão de euros em leilão na França

[selo]
PARIS, França, 29 Abr 2009 (AFP) - Um selo imperial chinês procedente do Palácio de Verão de Pequim foi vendido nesta quarta-feira por 1,68 milhão de euros durante um leilão em Paris, apesar das reações indignadas da China, constatou uma jornalista da AFP.

Este selo de jade branco esculpido com dois dragões imperiais da época Qianlong (século XVIII) avaliado em 300.000 a 400.000 euros foi adquirido por um chinês.

Em seu único comentário à imprensa, em mandarim, este homem, que não se identificou, explicou ter feito a compra "para um colecionador francês".

Os conservadores do Yuanmungyuan (o Palácio de Verão), no noroeste de Pequim, protestaram contra a venda em comunicado publicado nesta quarta-feira, afirmando que o selo era um dos objetos roubados e que "tais relíquias deveriam ser repatriadas e devolvidas a seu lugar de origem".

"Expressamos mais uma vez nossa forte indignação com estas ações repetidas que afetam o povo chinês e os interesses culturais do país e violam as convenções internacionais", diz o texto.

O saque do Palácio de Verão em 1860 por tropas francesas e britânicas é um dos episódios mais polêmicos da invasão da China pelas potências colonizadoras, uma humilhação que continua viva quase 150 anos depois.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host