! GM: acionistas vão pagar o pato por reestruturação - 05/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/05/2009 - 22h27

GM: acionistas vão pagar o pato por reestruturação

[selo]
WASHINGTON, EUA, 5 Mai 2009 (AFP) - A General Motors informou nesta terça-feira que o Tesouro americano ficará com mais de 50% do capital da montadora após sua eventual reestruturação, cabendo 10% aos credores e apenas 1% aos acionistas.

A GM adverte que no caso de declaração de concordata, os atuais acionistas perderão a totalidade de seu investimento.

Para aplicar o plano de reestruturação, a GM modificará seu estatuto para permitir a emissão de 62 bilhões de novas ações. O valor do atual título da GM passará de 1,66 dólar a 0,01, com a conversão de cada 100 ações antigas em apenas uma nova.

"Se precisarmos recorrer à lei de falências, é provável que os acionistas da GM não recebam nada por suas ações", adverte um comunicado da GM enviado ao órgão regulador da Bolsa (SEC).

Atualmente, a GM vale 1,130 bilhão de dólares na Bolsa.

A maior montadora dos Estados Unidos já advertiu que recorrerá à lei de falências se menos de 90% de seus acionistas rejeitarem o plano de reestruturação financeira.

A montadora destacou que a reestruturação prevê 27 bilhões de dólares em financiamento público, 4,5 bilhões a mais do que o anunciado em fevereiro. Este aumento se explica por custos adicionais ligados ao plano e à redução das vendas, entre outros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host