! Madri ajudará empresas espanholas na América Latina atingidas pela crise - 06/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/05/2009 - 10h17

Madri ajudará empresas espanholas na América Latina atingidas pela crise

[selo]
MADRI, Espanha, 6 Mai 2009 (AFP) - O governo de Madri vai ajudar as empresas espanholas presentes na América Latina que se vejam afetadas pela crise, afirmou o novo secretário de Estado espanhol para a Ibero-América, Juan Pablo de Laiglesia.

"É evidente que a crise econômica e financeira que atravessamos pode incidir nos investimentos e interesses econômicos da Espanha na região", admitiu De Laiglesia, nomeado para o cargo no início de abril.

"Estamos muito atentos à evolução da situação, em permanente contato com nossos sócios iberoamericanos e com nossas empresas a fim de poder assessorar e acompanhar devidamente nossos empresários quando for necessário e nos for solicitado", assegurou.

De Laiglesia, que substitui no cargo Trinidad Jiménez, agora ministra da Saúde, é foi diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Na apresentação do objetivos do governo socialista espanhol na região ibero-americana, De Laiglesia admitiu uma perda de interesse na Europa, questão em que a Espanha trabalhará quando assumir a presidência da União Europeia (UE) durante a primeira metade de 2010.

A Espanha também vai aproveitar a presidência temporária da UE para "tentar colocar de novo a América Latina entre as máximas prioridades do bloco", principalmente através da VI Cúpula UE-América Latina e Caribe, de maio de 2010.

Entre os objetivos de Madri, estão a reativação das negociações dos europeus com o Mercosul, que, segundo o encarregado, este proceso negociador "está estancado há muito tempo", principalmente por estar muito condicionado à difícil questão da Rodada de Doha.

Quanto à gripe suína, reiterou que o governo espanhol está totalmente aberto a receber qualquer tipo de pedido do governo mexicano e atendê-lo na medida de suas possibilidades para ajudar a enfrentar a doença.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host