! EUA defendem uma nova via para concluir Rodada de Doha - 13/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

13/05/2009 - 11h00

EUA defendem uma nova via para concluir Rodada de Doha

[selo]
GENEBRA, Suíça, 13 Mai 2009 (AFP) - O governo do presidente americano Barack Obama defendeu a adoção de uma "nova via" para lançar uma rápida conclusão da Rodada de Doha, afirmou nesta quarta-feira o novo representante americano para o Comércio, Ron Kirk, em Genebra.

"O presidente Obama e eu estamos comprometidos com uma conclusão de sucesso da Rodada de Doha', afirmou Kirk em uma entrevista à imprensa na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra.

"Mas deveríamos considerar todas as mudanças que permitam abrir uma via mais direta rumo ao sucesso", acrescentou Kirk em sua primeira visita à OMC.

"Queremos construir com base nos avanços já realizados e encontrar a melhor maneira de avançar, e queremos pensar juntos uma nova via para resolver as questões pendentes", acrescentou.

A Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial foi lançada em 2001 na capital do Qatar.

Os principais entraves para a conclusão da rodada são as reivindicações dos países emergentes por maior acesso de seus produtos agrícolas nos países ricos, de um lado, e os pedidos dos países industrializados para vender mais bens industrializados e serviços no resto do mundo, de outro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host