! Autoridades somalis detêm 24 supostos piratas - 18/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/05/2009 - 12h50

Autoridades somalis detêm 24 supostos piratas

[selo]
MOGADÍSCIO, Somália, 18 Mai 2009 (AFP) - As forças de segurança da região autoproclamada Puntland, no nordeste da Somália, detiveram 24 supostos piratas em frente à costa da cidade portuária de Bosasso, anunciaram segunda-feira as autoridades locais.

Estas detenções são resultado das medidas adotadas em Puntland -região que abriga os principais pontos de atuação dos piratas somalis- para combater os ataques contra navios", explicou o governador de Bosasso, Muse Yusuf Gelle.

"Ao menos 24 supostos piratas foram detidos ontem (domingo) e hoje (segunda-feira)", declarou à AFP por telefone. As forças de segurança apreenderam cinco embarcações e sete lança-foguetes", indicou.

"Há cerca de 200 soldados e 10 veíiculos envolvidos nas operações para eliminar a pirataria, por terra e por mar", segundo o governador.

De acordo com o Escritório Marítimo Internacional, os ataques dos piratas em frente à costa somali se multiplicaram no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período de 2008, passando de 6 a 61.

No total, 114 tentativas de ataques foram registradas na zona desde o início de 2009 e 29 embarcações foram capturadas.

Vários navios da União Europeia, da Otan e das coalizões sob a autoridade americana estão muito ativos na região, evitando ataques e detendo supostos terroristas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host