! Irã: Ahmadinejad promete redistribuição de lucros do petróleo - 18/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/05/2009 - 13h13

Irã: Ahmadinejad promete redistribuição de lucros do petróleo

[selo]
TEERÃ, 18 Mai 2009 (AFP) - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, anunciou nesta segunda-feira que seu governo venderá bônus do petróleo para os iranianos, com o objetivo de redistribuir os lucros do setor, informou a agência Fars.

"Com esse novo plano, os títulos petroleiros serão emitidos para os iranianos, de modo que os lucros da indústria petroleira estarão à disposição de todos os iranianos do mundo", declarou o presidente durante uma reunião com as autoridades do setor.

"Os iranianos poderão comprar essas obrigações e obter os lucros", acrescentou.

Ahmadinejad está em plena campanha para as próximas eleições, marcadas para o dia 12 de junho, nas quais tentará ser eleito para um segundo mandato de quatro anos.

"Além disso, esse plano diminuirá nossa dependência (de outras companhias estrangeiras) para financiar os projetos petroleiros", destacou.

Durante a campanha presidencial de 2005, Ahmadinejad prometeu encher os bolsos dos iranianos com dinheiro do petróleo nacional.

Durante os quatro últimos anos, Ahmadinejad aplicou uma política econômica populista, principalmente através da redistribuição dos lucros petroleiros. Os economistas criticaram fortemente estas medidas, devido à enorme inflação que provocaram.

Para as próximas eleições, os três principais adversários de Ahmadinejad serão o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Musavi, o ex-presidente do Parlamento Mehdi Karubi e o ex-chefe dos Guardiões da Revolução Mohsen Rezaie.

Karubi também prometeu estabelecer uma forma de participação dos cidadãos na indústria petroleira caso chegue ao poder.

O Irã é o quarto maior produtor de petróleo do mundo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host